kits covid-19 antígeno da In Vitro detectam as novas variantes.

14 Jan

INFORMATIVO TÉCNICO
ITC:
01/2022
Reagente:
Kits COVID-19 ANTÍGENO
Edição:
01/2022
Assunto:Variante Ômicron
Revisão:
09/2019

Em 26 de novembro de 2021, a OMS designou a variante B.1.1.529 uma variante de preocupação, chamada Ômicron, por recomendação do Grupo Consultivo Técnico sobre Evolução do Vírus (TAG-VE) da OMS. Esta decisão foi baseada nas evidências apresentadas ao TAG-VE de que o Ômicron tem várias mutações que podem ter um impacto na forma como se comporta, por exemplo, na facilidade com que se espalha ou na gravidade da doença que causa.

 

A proteína spike da variante Ômicron é caracterizada por pelo menos 30 substituições de aminoácidos, três pequenas supressões e uma pequena inserção. Notavelmente, 15 das 30 substituições de aminoácidos estão no domínio de ligação receptora (RBD). Há também uma série de alterações e exclusões em outras regiões genômicas.

 

Transmissibilidade: Existem estudos, ainda em andamento, indicando que a variante Ômicron é mais transmissível em comparação com outras variantes, incluindo a Delta. O número de pessoas com teste positivo tem aumentado afetadas por esta variante, mas estudos epidemiológicos estão em andamento para entender se é por causa do Ômicron ou outros fatores.

 

Gravidade da doença: ainda não está claro se a infecção com Ômicron causa doença mais grave em comparação com infecções com outras variantes, incluindo Delta. Dados preliminares sugerem que há taxas crescentes de hospitalização, mas isso pode ser devido ao aumento do número geral de pessoas que estão se infectando, e não devido a uma infecção específica com Ômicron. Atualmente, não há informações que sugiram que os sintomas associados ao Ômicron sejam diferentes daqueles de outras variantes. As infecções relatadas inicialmente foram entre estudantes universitários – indivíduos mais jovens que tendem a ter uma doença mais branda – mas compreender o nível de gravidade da variante Ômicron levará mais tempo.

 

Testes Rápidos para antígeno SARS-COV-2 da In Vitro:

Os kits SARS-COV-2 Ag InviTest Cat. 91000-20, SARS-COV-2 Antígeno InviTest Cat. 92000-20 e o COVID-19 Ag QuickTest Cat. 708-25 e 708-S25 são desenvolvidos para a identificação da proteína N (nucleocapsídeo).

Como a maioria das mutações ocorrem na proteína spike (S), a variante Ômicron (B.1.1.529), bem como as variantes Alfa (B1.1.7), Beta (B.1.351), Gamma (P.1) e Delta (B.1.617.2) não interferem no desempenho dos kits e consequentemente todas as variantes podem ser detectadas.

Literatura:
www.who.int/news/item/28-11-2021-update-on-omicron
www.fda.gov/medical-devices/coronavirus-covid-19-and-medical-devices/sars-cov-2-viral-mutations-impact-covid-19-tests
www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/science/science-briefs/scientific-brief-omicron-variant.html

 

Patricia Vilela
Diretora Técnica

 

não perca as novidades!

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

    Fale com um consultor